Eu já tinha ouvido falar deste título mas só se tornou prioridade em minha lista depois de eu ter visto uma declaração de Barack Obama que dizia “Este é o melhor livro contra todas as formas de racismo.” Bem, não sei se é realmente o melhor, mas sem dúvidas é uma história forte, um clássico que nos apresenta uma profunda reflexão sobre racismo, intolerância e injustiça (e o real conceito de justiça). A cegueira moral de toda uma sociedade causada pelo preconceito.

Este livro que já vendeu mais de 30 milhões de exemplares foi escrito por Harper Lee em 1960 e concedeu à autora o prêmio Pullitzer de Ficção em 1961. Foi escolhido pela Library Journal o melhor romance do século XX. Pelos leitores da Modern Library foi eleito como um dos 100 melhores romances da língua Inglesa e teve sua adaptação para os cinemas vencedor do Oscar como melhor roteiro adaptado.

Esta é a história de Atticus, um advogado, viúvo e pai de 2 filhos (Scout e Jem) que recebe a missão de defender Thomas Robinson, um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca no auge dos anos 30 no Sul dos Estados Unidos.

Devemos lembrar que a segregação racial sempre existiu nos EUA e foi imposta em forma de lei mesmo após a libertação dos escravos negros o que oficialmente perdurou até os anos 60. Mas os conflitos raciais são atuais o que torna “O Sol é Para Todos” atemporal e emblemático.

E é pelos olhos de Scout que a história toma forma e o universo perverso daquela gente choca à menina de apenas 9 anos e a todos nós. Ela vê no pai o homem honesto, íntegro e inteligente mas toda a cidade e sua família estão contra ele desde que assumiu o caso de Thomas. Questionadora, inquieta e inquietante, Scout o defende e se exaspera com todo esse cenário de mentiras, manipulação

Infelizmente a tradução deixa um pouco a desejar.. tentando ser fiel aos termos dos anos 30 nos deixando um pouco perdidos nos termos e linguagem da época. Achei um tanto desnecessário e tedioso.. mas a elegância e maestria da autora aborda de forma tão fantástica estes assuntos tão chocantes e delicados que este fato se torna irrelevante.

Direitos humanos, racismo, liberdade, família, puberdade, preconceito, justiça, moral, miséria, esperança são uns dos muitos temas abordados para refletirmos.

Recomendo! Boa Leitura!

O_SOL_E_PARA_TODOS_14365616752178SK1436561675B

 

Ano: 2015 / Páginas: 364
Idioma: português
Editora: José Olympio

Nota: 9